O que é Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing? Conheça estratégias para atrair e conquistar clientes

Com as pessoas cada vez mais conectadas, as marcas e empresas estão buscando estratégias eficientes para ganhar visibilidade e atrair clientes no mundo digital. Uma das estratégias que vem ganhando visibilidade é o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração. Saiba tudo sobre essa poderosa estratégia de marketing digital.

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o intuito de atrair e converter clientes. Diferente do marketing convencional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas investe em conteúdos relevantes em redes sociais, blogs e sites para ser encontrada e atrair consumidores qualificados.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração. Sendo assim, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Os conteúdos são criados visando atrair o potencial cliente para o seu blog, site ou redes sociais. A partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com o lead, desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

O conteúdo do Inbound Marketing é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de uma empresa, transformar a empresa em referência sobre determinado assunto e influenciar na decisão de compra dos futuros clientes.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

A primeira etapa do Inbound Marketing é atrair os clientes para o site ou redes sociais da empresa. O foco é a construção de estratégias para atrair a legítima atenção e, dessa forma, atrair pessoas que se interessam pelo assunto.

Sendo assim, consolida-se um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

Existem muitas formas de fazer isso acontecer: Blog, SEO, links patrocinados, Search (Anúncios na pesquisa), Display (anúncios em banners na rede de conteúdo), Facebook Ads, Instagram Ads.

Converter

A etapa de conversão complementa a anterior: não é vantajoso ter muitas visitas na página da internet, mas não ter conversão. O visitante precisa virar lead para poder avançar no processo de compra. O usuário precisa ser atraído, mas também passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício. É necessário criar ofertas, landing pages (páginas direcionadas à conversão, inclusive formulários para poder adquirir o contato dos clientes). 

Relacionar

Nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra, sendo que menos de 5% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está na etapa de decisão de compra.

Portanto, dentro de uma base de leads, há clientes potenciais em diversos estágios. Logo, o Inbound Marketing, por meio de estratégias, ajuda a identificar os estágios em que se encontram os leads, a fim de fazermos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra. Isso acontece por meio de Email Marketing, Emails Promocionais, automação de marketing.

Vender

Todo o trabalho de geração de leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

Analisar

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Além disso, todo o processo pode ser otimizado, detectando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

Lembrando que a jornada do cliente não para neste momento, é preciso considerar o pós-venda, a fidelização do cliente e a recompra.

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