A Importância do conhecimento sobre imunologia na atualidade

O estudo da Imunologia é desenvolvido há séculos, sendo o desenvolvimento das vacinas um dos seus campos mais importantes. Além disso, o estudo na área tem alcançado descobertas importantes no tratamento e prevenção de diversas doenças, como as doenças autoimunes, imunodeficiências, transplantes, câncer, entre outras. Saiba mais sobre a imunologia e a importância do seu conhecimento aprofundado na atualidade.

Não existe um consenso sobre a origem da imunologia, mas grande parte dos autores apontam Edward Jenner como o primeiro imunologista. Em 1796, teve-se o relato da primeira vacinação, quando o médico inglês verificou a eficácia da proteção induzida, ao utilizar o vírus da varíola bovina contra a varíola humana. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas vacinas que proporcionaram a prevenção e a erradicação de doenças no mundo inteiro.

Mas, o estudo da imunologia não proporcionou apenas o desenvolvimento de vacinas. Doenças autoimunes, imunodeficiências primárias, tumores, transplantes e problemas de rejeição entre mãe e feto, são áreas beneficiadas pelo estudo da imunologia. 

O que é imunologia?

Imunologia é a ciência que estuda o conjunto dos mecanismos de defesa do organismo contra agentes invasores, denominados antígenos. O sistema imunológico é composto por células que agem em defesa do organismo, bloqueando a entrada de microrganismos, como: bactérias, fungos e vírus.

Considerando o teor de sua função no que tange a defesa do corpo e, consequentemente, a manutenção do funcionamento saudável do organismo, é necessário que o sistema imunológico aja de forma adequada e coerente.

A Imunidade pode ser classificada em imunidade inata e imunidade adaptativa

A imunidade inata ou natural, é a primeira linha de defesa do organismo, pois já nasce com a pessoa, sendo representada pelas barreiras físicas, químicas e biológicas.

Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida ao longo da vida, após o contato com o patógeno ou através de vacinas, que fazem com que sejam produzidos anticorpos específicos.

Defesa do organismo

Existe a possibilidade do sistema imunológico de um indivíduo não funcionar adequadamente. Nesses casos, o organismo se torna vulnerável, sem proteção.

O resgate dos mecanismos de defesa do organismo pode ter como aliado a melhora de alguns hábitos de vida, como: alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, ingestão de água e outros; e também com tratamento farmacológico e vacinas.

Importância do conhecimento em imunologia

O médico que se especializa em Imunologia Clínica possui a bagagem necessária para realizar o diagnóstico de doenças consequentes de uma não atuação ou atuação imunológica insuficiente de seu paciente, possuindo maior respaldo para prescrever o tratamento adequado.

Já o farmacêutico bioquímico e o biomédico podem atuar em pesquisas sobre os efeitos de agentes invasores no organismo, como vírus e bactérias, no desenvolvimento de vacinas, bem como de testes imunológicos de diagnóstico. Esses profissionais executam e interpretam testes de diagnóstico imunológico em laboratórios clínicos.

A disciplina de Imunologia também é fundamental na formação de enfermeiros e outros profissionais da saúde e áreas correlatas, os quais possuirão maior conhecimento em relação aos mecanismos de defesa do sistema imunológico humano, tendo fundamento e um diferencial para contribuir com propriedade na sua área de atuação.

Cursos de Capacitação Profissional em Imunologia

Nos tempos atuais, com o surgimento de novas doenças virais e da influência do estresse no sistema imunológico, o estudo da Imunologia é cada vez mais necessário.

Os Cursos de Capacitação Profissional podem ser uma excelente oportunidade para se aperfeiçoar na área de Imunologia, pois abordam o tema específico para aperfeiçoamento de habilidades técnicas, focados na prática.

Conheça os cursos oferecidos pela Sofia Educação e Saúde em Imunologia:

– Curso Fundamentos de Imunologia

Células mediadoras da resposta imune

Princípios da imunidade inata

Respostas induzidas da imunidade inata

Sistema complemento

Respostas fisiológicas complexas: febre e inflamação

Princípios da imunidade adaptativa

Imunidade mediada por células B e anticorpos – Estrutura dos anticorpos

Desenvolvimentos dos linfócitos B – Vacinação

Reconhecimento de antígenos pelos linfócitos T

Imunidade mediada por células T

– Curso Imunologia Aplicada

Falhas na defesa do organismo

Câncer e interações com sistema imune

Ensaios de aglutinação

Sistema imune das doenças – reações de hipersensibilidade, doenças autoimunes, imunodeficiência e imunologia dos tumores e transplantes

Imunoensaios e teste sorológicos

Controle de qualidade em imunoensaios

Diagnóstico imunológico de infeções virais

Diagnóstico imunológico e parasitoses

Dosagens hormonais, vitamínicas e outros diagnósticos imunológicos

Reações de hipersensibilidade

Saiba mais sobre nossos cursos de imunologia clicando na área de Cursos Livres.