Conheça a importância do networking para a sua vida profissional
Todo profissional almeja uma carreira de sucesso, o que difere cada um deles é o que fazem para alcançar seus objetivos profissionais. Uma das mais importantes ações na vida de um profissional é criar e manter uma próspera rede de contatos. O networking é considerado uma das peças fundamentais para uma vida profissional de sucesso.
Você tem uma rede de contatos? O que faz para manter esses relacionamentos? Fazer networking é muito mais do que apenas entregar cartões de visitas, fazer amizades com os colegas de trabalho ou bater papo com pessoas da sua área. O networking é a construção de uma rede de contatos sólida e duradoura, criando uma relação de troca e confiança.
O que é networking?
Network é um termo em inglês que significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O networking viabiliza a construção de relações profissionais, o cultivo do relacionamento em diversos ambientes e a utilização dessas relações para uma finalidade. É um processo natural e, para dar certo, precisa ser uma via de mão dupla.
É uma excelente ferramenta, tanto para quem está entrando no mercado de trabalho, quanto para aqueles que desejam uma promoção, iniciar um empreendimento ou mudar de carreira profissional. Através do apoio e da convivência com pessoas que possuem propósitos semelhantes, aumentam as chances de melhorar projetos e criar novas oportunidades profissionais.
Qual a diferença entre network e networking?
Os termos network e networking são frequentemente utilizados como sinônimos, mas existem diferenças entre eles.
Enquanto network é a rede de contatos, networking é a atitude de fazer network. O networking é o processo de construção da rede de contatos, é o que se faz para manter a rede de relacionamentos ativa e em movimento, para que seja forte e duradoura.
Quais os principais benefícios do networking?
- Oportunidades e projetos: ter uma boa rede de contatos aumenta a probabilidade de receber novas oportunidades de trabalho, promoções dentro do próprio ambiente de trabalho e, também, maiores chances de empreender. Além disso, o networking possibilita a oportunidade de novos projetos profissionais, como a participação em palestras, Lives no Instagram, etc.
- Autoridade: quanto mais pessoas conhecem um trabalho, mais esse trabalho será reconhecido. O networking possibilita maior visibilidade e destaque em uma área.
- Aprendizado: a rede de contatos garante um constante aprendizado.
- Indicações: não há como negar a importância da indicação no mercado de trabalho. Ser indicado por uma pessoa que reconhece o seu esforço e dedicação pode render muitas novas possibilidades.
Manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa e tipo de negócio. Além dos benefícios citados acima, o networking no empreendedorismo pode auxiliar:
- Na formação de boas parcerias;
- A aumentar a visibilidade da empresa;
- Na expansão do empreendimento;
- Na construção de autoridade para a marca.
Como fazer networking?
1- Participe de eventos profissionais.
Palestras, Workshops, Feiras, Oficinas ou qualquer Evento que esteja ligado à sua área de atuação, são excelentes oportunidades para conhecer pessoas com o mesmo interesse que o seu e aumentar a sua rede de contatos. Lembre-se que não há como fazer networking sem proatividade.
2- Esteja presente nas redes sociais, principalmente no LinkedIn.
Com mais de 774 milhões de usuários, o LinkedIn é a maior rede voltada para relacionamentos profissionais do mundo. A rede social tem o objetivo de fazer parcerias, encontrar empregos, anunciar vagas e aumentar o networking. No LinkedIn, não esqueça de manter o seu perfil sempre atualizado para ter mais oportunidades de criar conexões com profissionais de diversas áreas de atuação.
Além do LinkedIn, esteja presente em outras redes sociais importantes para o seu nicho, criando conteúdos relevantes e interagindo com sua rede de relacionamento. É uma ótima forma de manter seus relacionamentos e interagir com sua rede de contatos para que eles se lembrem sempre de você.
3- Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade.
Prefira ter poucos e bons contatos, que compartilham os mesmos interesses que você e podem trazer benefícios para a sua carreira ou negócio. Não adianta ter um network com milhares de contatos, composto por pessoas com propósitos diferentes do seu. O networking só funciona quando é uma via de mão dupla, e os dois lados são beneficiados.
4- Busque qualificação profissional
Buscar qualificação é algo indispensável para a vida profissional. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional precisa estar sempre atualizado, aprendendo mais sobre a sua área de atuação. Um Curso de Capacitação Profissional, além de aperfeiçoar as habilidades técnicas, é uma excelente oportunidade de fazer networking.
É possível fazer networking na Educação a Distância?
Com certeza! Com proatividade tudo é possível. Nos Cursos a Distância a construção de relacionamentos pode ser construída nos fóruns, chats, grupos de estudo, redes sociais e através da participação em eventos presenciais na Instituição de Ensino.
Pronto para começar a construir seu networking?