Telemedicina: benefícios e funcionalidades

A telemedicina, tecnologia que já estava em expansão, ganhou ainda mais força com a pandemia de Covid-19 e a liberação das teleconsultas no Brasil. Nesse contexto, a telemedicina se tornou uma alternativa segura e eficiente de atendimento, auxiliando equipes de saúde e pacientes no mundo inteiro. 

 

A telemedicina é toda a prática médica realizada a distância. Esse tipo de atendimento médico foi evoluindo ao longo dos anos juntamente com os avanços da internet e dos computadores. Mas apenas em 1990 foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS. 

No Brasil, a telemedicina é regida pela Resolução CFM nº 1.643/2002, que a define como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde. Além disso, determina que para a prestação de serviços via telemedicina, é necessário que as instituições de saúde disponham das tecnologias necessárias e que a responsabilidade profissional cabe ao médico que estiver acompanhando o paciente. 

Com a pandemia de Covid-19, o cenário da telemedicina mudou totalmente. A Lei nº 13.989/2020, autorizou um amplo uso da Telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus, devendo ficar claro a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta. De acordo com ofício Nº 1756/2020 do Conselho Federal de Medicina, a utilização da telemedicina além do que está exposta na Resolução de 2002 será em caráter temporário, enquanto durar a batalha de combate ao contágio da Covid-19, liberando: 

 

  • Teleorientação: para que profissionais da medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento. 
  • Telemonitoramento: ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença. 
  • Teleinterconsulta: exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico. 

 

Com a autorização mais ampla da telemedicina no Brasil seus benefícios e funcionalidades ficaram ainda mais conhecidos. 

 

O que é telemedicina? 

 

Telemedicina é a união dos termos “tele” que significa distância e medicina. O principal objetivo da telemedicina é otimizar o atendimento médico, utilizando a tecnologia a seu favor, permitindo o monitoramento a distância de pacientes, o atendimento através da teleconsulta, a emissão remota de laudos médicos, a troca de informações entre especialistas, além de muitas outras funcionalidades. 

 

Benefícios da telemedicina 

 

Os benefícios da telemedicina podem ser apreciados tanto pelos pacientes, quanto pelos profissionais da saúde. 

  • Fazer com que a prática da Medicina chegue a todos os lugares, dando possibilidade de atendimento médico eficiente para pessoas com dificuldade de locomoção e que vivem em lugares remotos. 
  • Possibilita um acesso maior a médicos especialistas. 
  • Facilita a troca de informações entre os serviços de saúde e médicos do mundo todo. -Auxilia na emissão de laudos e na agilidade de entrega. 
  • Possibilita o armazenamento de laudos na nuvem. 
  • Aumento da produtividade dos profissionais da saúde. 
  • Redução de custos. 

 

Funcionalidades da telemedicina 

 

Laudos a distância

Com essa tecnologia, o paciente pode realizar seus exames em qualquer lugar e ter seu procedimento laudado por especialistas do mundo todo. Além disso, o paciente não precisa se deslocar para buscar o resultado do exame, pode acessá-lo remotamente. 

Monitoramento de pacientes 

Para o bem-estar de pacientes com tratamento longos, é possível fazer o monitoramento em domicílio. 

Educação 

Capacitação e atualização dos profissionais da saúde através de videoconferências, palestras, programas de reciclagem. Dessa forma, o profissional que reside fora dos grandes centros pode se preparar com grandes especialistas e em renomadas instituições. 

Teleconsulta 

A teleconsulta entre médico e paciente está permitida no Brasil enquanto durar a pandemia de Covid-19. Existe também a possibilidade de teleconsultas entre médicos, para uma segunda opinião no diagnóstico, medicamentos ou orientações sobre procedimentos. 

Cirurgias 

Esse é um recurso ainda longe de ser difundido, mas que já é realidade. Com o auxílio da Inteligência Artificial, cirurgias são realizadas por robôs controlados de forma remota por médicos, procedimento conhecido como telecirurgia robótica. 

 

Apesar de tantos benefícios e funcionalidades, a prática da telemedicina no Brasil possui muitos desafios. Um deles é a proteção de dados pessoais dos pacientes. Os profissionais precisam investir em tecnologias que garantam a segurança dos dados e seguir o que rege a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Outros desafios são o receio do atendimento virtual e a dificuldade de acesso por muitos usuários devido à precariedade da conexão com a internet e a falta de dispositivos para sua utilização.