Insegurança no mercado de trabalho
Mercado de trabalho competitivo, crise pós-pandemia, desemprego. Como encarar o mercado de trabalho de forma sadia e produtiva com tanta pressão e insegurança? O segredo para enfrentar a insegurança e alcançar sucesso profissional está ao alcance de todos. Saiba como se tornar um profissional mais seguro, determinado e assertivo para o mercado de trabalho.
Segundo pesquisa divulgada, em 2019, pelo LinkedIn – rede social voltada para o mercado de trabalho e vida profissional – cerca de 80% dos profissionais brasileiros não se candidataram à vaga de trabalho que gostariam por algum tipo de insegurança. Entre esses profissionais, os que mais se sentem inseguros são os jovens entre 18 e 34 anos, 42% dos entrevistados não estavam confiantes nas próprias competências para participar de um novo processo seletivo.
Mas afinal, o que é insegurança?
É um sentimento de mal-estar, ansiedade ou nervosismo. Por trás da insegurança pode haver um medo, problema de autoestima ou algum trauma, gerando crenças limitantes.
A insegurança está presente na vida de todas as pessoas, pois é um mecanismo que faz parte do nosso mecanismo de sobrevivência. Todos temos situações de medo e insegurança ao longo da vida, como no caso de uma promoção ou mudança de emprego. O perigo ocorre quando a insegurança gera baixa autoestima e incapacidade, fazendo com que o profissional deixe de produzir ou deixe passar boas oportunidades de crescimento.
Quais os principais sinais de insegurança profissional?
Algumas características são frequentemente encontradas em pessoas inseguras na vida profissional. Como:
– Pessimismo: pensamentos pessimistas sobre as próprias habilidades e conhecimentos profissionais, influenciando na autoestima e autoconfiança.
– Egocentrismo: em alguns casos, o profissional inseguro não consegue se colocar no lugar do outro, não acredita no potencial dos colegas de trabalho ou possui outras características egocêntricas, devido ao medo e insegurança de não se adequar ao trabalho.
– Distanciamento social: fugir das reuniões, dos encontros com os colegas de trabalho ou qualquer atividade social, pode ser um sinal de insegurança profissional.
Como enfrentar a insegurança no mercado de trabalho?
O enfrentamento da insegurança compreende, primeiramente, o entendimento e a descoberta de si mesmo para, então, aplicar o autoconhecimento na prática. Não adianta trabalhar apenas o nível mental, é preciso ousar, colocando em prática tudo o que foi aprendido.
1- Trabalhe sua inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros. O profissional com autoconhecimento reconhece as próprias características, fraquezas, talentos e potencialidades.
2- Liste seus pontos fortes
Perceber suas qualidades pode te ajudar a se sentir valorizado e, consequentemente, vencer a insegurança. Não está conseguindo encontrar seus pontos fortes? Relembre três momentos em que você teve orgulho de si mesmo.
3- Trabalhe sua resiliência
Aprenda a contornar e enfrentar as situações sem se abalar totalmente com isso. Tenha maturidade para assumir seus erros e aprender com cada um deles.
4- Evite se comparar a outras pessoas
Todos somos únicos, com qualidades, defeitos e características próprias. Ficar se comparando com os colegas de trabalho pode fazer com que você não se sinta bom o suficiente, gerando medo e insegurança.
5- Faça uma avaliação da sua vida profissional
Você, com certeza, já enfrentou com êxito diversas situações em sua vida profissional. Liste essas situações e reconheça suas qualidades, utilizando-as a seu favor.
6- Não supervalorize sua insegurança
Assuma os pontos que você precisa melhorar, mas também reconheça aquilo que te faz bem.
7- Domine o seu trabalho
Saiba tudo o que engloba o seu trabalho, todos os procedimentos e processos que fazem parte da sua rotina. Quanto maior o domínio em sua área profissional, maior segurança você terá.
8- Busque por qualificação profissional
O mercado de trabalho está em constante mudança, cabe a você estar sempre atualizado, estudando e buscando ferramentas para seu aperfeiçoamento profissional. A dica é investir, desde a graduação, em cursos de capacitação profissional, pois são focados na prática e no aperfeiçoamento de habilidades técnicas.
Dicas extras: mostre sempre uma postura segura, aprenda a lidar com suas incertezas e saiba quando é hora de ceder, você não precisa sempre dar conta de tudo.
Lembre-se que investindo em seus pontos fortes você aumentará a sua segurança e autoconfiança.